Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

As instituições financeiras são obrigadas a fornecerem, em 10 dias, recibo após a quitação dos débitos

Inovação Legislativa (Lei 13.294/2016).

há 8 anos

A Lei 13.294/2016 entrará em vigor no dia 05/09/2016 que obriga as instituições financeiras de fornecerem recibos no prazo de 10 dias úteis, quando requerido por interessado.

Conta-se o prazo da comprovação de liquidação integral do débito seja por meios próprios ou por demonstração efetuada pelo interessado.

A Lei ressalva o prazo de 10 dias para os contratos de financiamento imobiliário, em que será de 30 dias.

Então, o consumidor manifestando de forma expressa terá o direito de receber em 10 dias o recibo, excetuando os contratos de financiamento que conta com prazo de 30 dias.

A dúvida deve surgir concernente às punições ou sanções, já que a Lei possui três artigos e nada menciona sobre sanção inerente ao descumprimento do prazo.

Nesse caso, recorre ao CDC (Código de Defesa do Consumidor), precisamente, o artigo 56. Destaca algumas infrações aplicáveis: multas; apreensão do produto; intervenção administrativa e outras.

Érica Albuquerque

Advogada - OAB/22.837


Fonte legislativa:

LEI Nº 13.294, DE 6 DE JUNHO DE 2016.

  • Sobre o autorDra. Erica Albuquerque, Advogada
  • Publicações19
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-instituicoes-financeiras-sao-obrigadas-a-fornecerem-em-10-dias-recibo-apos-a-quitacao-dos-debitos/355344203

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)